O MME (Ministério de Minas e Energia) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciaram na tarde desta terça-feira (18) que a energia solar fotovoltaica bateu um novo recorde de geração no SIN (Sistema Interligado Nacional).
Na última sexta-feira (14), por volta das 11h, a fonte alcançou 37.869 MW, o que representou 39% da demanda total do sistema naquele momento.
O recorde anterior havia sido registrado em 26 de fevereiro deste ano, também por volta das 11h, quando 37.228 MW foram atingidos, correspondendo a 36% da carga do SIN.
De acordo com o MME, a nova marca reflete a rápida expansão da energia solar no Brasil, impulsionada pelos investimentos tanto na geração centralizada (grandes usinas) quanto na geração distribuída (geração própria de energia por meio da instalação de sistemas em telhados, fachadas e pequenos terrenos).
“A geração de energia solar segue batendo recordes, o que demonstra um crescente fortalecimento dessa fonte na nossa matriz elétrica. Esse avanço tem se mostrado cada vez mais estratégico, desempenhando um papel fundamental no suprimento nacional de energia”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Os dados a seguir mostram o pico de geração solar fotovoltaica, com base horária, nos subsistemas onde essa fonte tem maior presença, conforme informações divulgadas pelo ONS: